O Salão de Música de Maria Antonieta

Introduzo uma categoria de postagens para este blogue – “O Salão de Música de Maria Antonieta”. O título é uma alusão ao Belvedere, uma construção em forma octogonal, construída em 1780, no Parque do Petit Trianon, nos domínios do Palácio de Versailles.

Para mim, Maria Antonieta e Lady Gaga têm muita coisa em comum: elas são duas musas pop! Não é à toa que Sofia Copolla dirigiu um filme não focado nos relatos históricos e sim em uma visão pessoal, em que a famosa rainha é retratada como uma pessoa que fez das modas que inventava e da sua imagem uma forma de projeção social, exatamente como as celebridades atuais.

Controvérsias à parte,  Marie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine (ufa!) , arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789 (quando foi condenada à morte e foi guilhotinada no dia 16 de outubro de 1793, em Paris, na  “Place de La Concorde”, acusada de “traição”), deixou como legado, além dos inacreditáveis exageros de suas jóias, roupas e perucas, algumas edificações, entre elas o  teatro, o jardim inglês, La Maison de la Reine e o salão de música.

Eu gostei muito do artigo escrito sobre o filme “Maria Antonieta” no link abaixo que, além de uma crítica à película, também retrata de uma forma sintética um período conturbado e marcante da era moderna.

http://veja.abril.com.br/140307/p_098.shtml

Este blogue é dedicado ao Il Divo e esta nova categoria abrangerá matérias diversas, não relacionadas ao grupo.

Mas, mesmo assim, eu dei um jeitinho para colocar Il Divo aqui também. É só olhar para o retrato da Maria Antonieta!!!

Deixe um comentário