Il Divo não é boy band!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Il Divo não é boy band!

Não existe melhor publicitário para um artista do que o fã. Ele é o maior divulgador do seu ídolo. Ele pede a música para tocar na rádio, compra todos as publicações com matérias sobre seus ídolos, comenta sobre eles com seus amigos e conhecidos, divulga nos sites, blogues e redes sociais na Internet, manda e-mails para a mídia, enfim,  é o melhor publicitário do mundo. E por que? Porque ele não faz tudo isso por dinheiro e sim porque gosta do seu ídolo.

 Um ídolo, portanto, torna-se famoso graças aos seus leais fãs. Mas a fama vai além do círculo de fãs e, quanto mais famoso o artista, ele se torna conhecido de um público que, em geral, pouco ou nada sabe sobre ele e sobre seu trabalho. Desta maneira a imagem do artista dissocia-se de sua pessoa e, não raro, corresponde a um estereótipo. Por isso a fama tem dois lados, um bom, que permite ao artista ser conhecido do grande público e outro ruim, que faz com que seja associado a uma determinada imagem, que pode ser boa ou não, e nem sempre corresponde à realidade, podendo lhe causar sérios problemas. O mundo dos famosos é cheio de armadilhas.

Se existe uma fórmula de sucesso no meio musical, a boy band é, sem dúvida, uma delas. Um empresário reúne, segundo seus critérios de escolha, um grupo de jovens, bonitos e talentosos, para cantarem juntos. O objetivo é atrair o público igualmente jovem, com disponibilidade para ir aos shows, acompanhar todos os passos dos seus ídolos e, é claro, comprar seus cd’s e dvd’s. A idade precoce dos artistas e também de seus fãs ajuda muito a montar esta fórmula de sucesso. Por isto as boy bands estão fadadas a uma vida curta.

Não tenho bola de cristal para saber o que Simon Cowell realmente pensou quando resolveu reunir quatro cantores talentosos (e belos) para formar Il Divo. Se ele pensou na fórmula de uma boy band (ou melhor, man band), acertou errando. Percebo que alguns fãs também tratam Il Divo assim, reforçando estereótipos. Eu repudio esta forma de tratar os divos,  não importa quem. Se minha opinião pouco vale, pensem que os divos certamente não gostam de ser tratados como um coral de bonitinhos sexy. Isto é simplesmente repugnante!

Não é demais reforçar que Carlos, David, Sébastien e Urs são cantores fantásticos, com vozes maravilhosas e bem treinadas. Juntos, realizaram um excelente trabalho até agora, com interpretações memoráveis de canções antigas e outras mais atuais. E eles têm muito  carisma. Observo que muitos outros grupos, geralmente de tenores, têm surgido mundo afora, mas nenhum deles tão carismático como Il Divo.

 Por tudo isso, não admito que o grupo seja tratado como uma boy band. Isto é um desrespeito para com o grupo e também para com seus próprios fãs.

E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.

E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos.
O mundo começa agora
Apenas começamos.”

                                            (Metal contra as Nuvens – Legião Urbana)

4 pensamentos sobre “Il Divo não é boy band!

  1. Olá Lu!
    Sobre os meus “lindos”, o que esperar?
    É como na canção da ENYA (If I Could Be Where You Are) , que fala da espera,
    da procura daquilo que nos completa e que confere sentido à nossa vida.
    Efêmeros ou não , eu os tenho em meu coração!
    “…Where are you this moment?
    Only in my dreams
    You’re missing, but you’re always
    a heartbeat from me..”
    Fui!!

    • “…where are you this moment?
      Only in my dreams, you’re missing,
      but you’re always a heartbeat from me.
      I’m lost now without you.
      I don’t know where you are.
      I keep watching, I keep hoping…”

      • Il Divo por Lú Ribeiro - Carlos Marin, David Miller, Sébastien Izambard e Urs Bühler

        Mausa,
        É torcer e esperar; esperar e torcer… Não temos outra saída!
        Bjs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s